quinta-feira, 16 de março de 2023

Conheça o perfil do consumidor do futuro

 Aprenda sobre o consumidor do futuro e prepare o seu negócio para melhor atendê-lo!

Photo by Joshua Rawson-Harris

Se você tem um negócio, seja ele físico ou virtual, precisa conhecer o perfil dos consumidores antes de elaborar qualquer estratégia de atração, fidelização ou venda. E com tantas informações e mudanças que ocorreram nos últimos anos em um espaço de tempo tão curto, os desejos, ideais e características das pessoas se transformaram.

Pensando nisso, a WGSN disponibilizou uma pesquisa tendo como tema o Consumidor do Futuro 2024, que traz relatórios e procedimentos que os empreendedores podem consultar para conhecer melhor o perfil desse consumidor e seus sentimentos atuais. E, dessa forma, crescer o próprio negócio.

O material completo pode ser lido clicando aqui, mas para facilitar a rotina por vezes tão corrida de quem me acompanha por aqui, eu li todas as páginas do relatório e trouxe alguns dos principais insights. Confira abaixo!


Sentimentos do consumidor do futuro


Choque com o futuro: as mudanças rápidas na sociedade e na tecnologia causam um sentimento de apreensão, uma percepção de tempo mais acelerada e as pessoas estão sempre se perguntando “o que vem depois?”;

Excesso de estímulos: a sobrecarga emocional e um estilo de vida sempre conectado estão esgotando os nossos sentidos, a grande quantidade de conteúdo e informações aumenta o nosso déficit de atenção, gerando também mais urgência em buscar conteúdo novo;

Otimismo realista: sai a positividade tóxica e abre espaço para um otimismo mais realista, sem ignorar as tragédias, mas em busca de encontrar um propósito em meio a elas.

Encantamento: um sentimento de fascinação que se manteve em segundo plano nos últimos anos, quando as pessoas o trocaram por estabilidade, mas no futuro, a procura por algo que cause fascínio e inspiração aumenta, fazendo do encantamento o maior conector numa era de fragmentação.


Perfil dos consumidores


  • Reguladores: após anos de incertezas e mudanças impactantes, esse grupo se baseia na consistência e equilíbrio, buscando o controle como mecanismo de sobrevivência.
  • Conectores: eles estão reescrevendo as regras do empreendedorismo, se trata de um público que busca novas ideias de se fazer um negócio, equilibrando vida pessoal e profissional. Além disso, vivem um estilo de vida de compartilhamento, compartilham casas, assinaturas, entre outros.
  • Construtores de memórias: no futuro, esse grupo vai preferir focar no momento presente, simplificando a vida, transformando os conceitos de família e investindo na abundância do tempo, em vez de viver buscando a perfeição.
  • Neo-sensorialistas: eles são os consumidores híbridos, que utilizam a tecnologia como forma de facilitação, gostariam de usá-la cada vez mais no dia a dia, ao mesmo tempo em que buscam experiências reais.



Estratégias para conquistar cada perfil


Os reguladores adotaram rapidamente o comércio sem contato e as coletas programadas na loja, estimulando o sucesso do modelo ‘clickand-collect’. A agilidade e a praticidade serão motivadores-chave para esse grupo. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2024 o home commerce e o comércio por voz serão fortes, com possibilidades de ver um produto na TV, pausar a tela, perguntar onde pode encontrar determinado item e recebê-lo diretamente em sua casa.

Os conectores querem comprar coisas em grupo, promovendo um conceito de propriedade compartilhada, que já está sendo aplicado a casas, carros, trailers e até mesmo escritórios. Os co-livings, serviços de assinatura e os espaços híbridos e sob demanda devem ganhar terreno em 2024. Para especialistas, as vendas para esse grupo dependem de pequenos detalhes, como: custo por uso, a sustentabilidade, transparência e a autenticação garantida por rótulos e etiquetas.

Para ganhar os construtores de memória é preciso investir no cuidado, já que esse perfil busca qualidade de vida e envelhecer com saúde. Empresas do ramo alimentício, de beleza, de exercício e outras áreas que envolvam cuidado podem se beneficiar desse desejo por uma vida melhor, e, eles também enxergam nas compras coletivas benefícios comunitários e econômicos.

E por fim, como conquistar os neo-sensorialistas? Com a adoção de novas formas de pagamento, como criptomoedas, biometria, pagamentos sem contato, recompensas em games, em carteiras digitais e outras ferramentas. O investimento em experiências que permitam “sentir” o metaverso, incorporando a realidade ao mundo virtual também será fator determinante para o público.



Conclusões

A pesquisa trouxe uma boa visão sobre os diferentes tipos de consumidor do futuro, o que permite que você possa começar a traçar suas estratégias a partir de agora e sair na frente de outros negócios.

É importante avaliar qual perfil se encaixa melhor para os seus produtos e serviços, além de levar em conta outras variáveis que podem ocorrer no meio do caminho. Mas uma boa estratégia parte de um bom planejamento, e quanto mais cedo ele for realizado, mais preparada sua empresa estará para os percalços que possam surgir no caminho.

Seja você micro ou pequeno empreendedor, seja você aquele que ainda está buscando entrar nesse meio, o preparo é a chave para ir longe.

Por último, compartilho um ponto de ação citado na pesquisa para ajudar em sua trajetória:
Além de promover o comércio comunitário e atender a um consumidor interessado em simplificar a vida, em 2024, as empresas precisam investir no metaverso e analisar como a tecnologia funciona melhor para o seu modelo de negócio e para os seus clientes.

Se você se interessa por empreendedorismo, continue acompanhando o blog e aproveite o espaço dos comentários para deixar suas sugestões. Também estou nas redes sociais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©